As falas de Jesus na cruz

sábado, 7 de abril de 2012
-Sujeito a reforma, de acordo com esclarecimentos mais claros-

Para muitas pessoas é o importante a quantidade de falas que Jesus disse, mais para os teólogos e os cristãos o importante é o significado de suas palavras. Durante o momento que colocaram Jesus na cruz ele teve até sua morte foram 7 falas.

1º Fala: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." Lucas 23:33
Quando os soldados romanos crucificaram a Jesus na cruz a primeira fala dele foi essa, para Deus perdoar porque eles não sabiam que estava crucificando o próprio Cristo, o Messias que os próprios Judeus mandaram Pilatos cruficar.

2º Fala: "Em verdade ti digo, que hoje estarás comigo no Paraíso" Lucas 23:43
Ao lado de Jesus foram cruficados dois ladrões (salteadores) para si cumprir o que foi escrito pelo profeta Isaías 53:12 que diz: E com os malfeitores foi contado. Um dos ladrões blasfemava a Jesus dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós (v: 39). O outro porém repreendia dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? (v: 40). E mais na frente ele fala a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino (v: 42) E Jesus fala pela segunda vez.

3º "Mulher eis ai o teu filho. Eis ai a tua mãe." João 19:26-27
Após ter rasgado e lançado sortes entre si os seus vestidos para que se cumprisse o que foi dito Salmos 22:17 "Dividiram entre si os meus vestidos, e sobre a minha vestidura lançaram sortes". Após isso estava lá Maria juntamente com um dos discípulos, ele disse a sua mãe. "Mulher eis ai o teu filho" e disse ao discípulo "Eis ai a tua mãe".
4º Fala: "Eloí, Eloí lama sabactani? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Marcos 15:34b
Já tinha se passado 3 horas, estava já ás meio dia, o sol muito quente e Jesus exclamou com grande voz esta passagem.

5º Fala: "Tenho Sede" João 19:28
Depois de clamar Eloí, alguns diziam que ele chamava por Elias. Um deles correndo, tomou uma esponja, e embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber. Outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem livrá-lo (Mateus 27: 47-49). Pouco tempo depois ele exclama o o desejo de beber algo, Estava pois ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e pondo-a num hissope, lhe chegaram à boca. (João 19:29) Também para que se cumprisse a profecia: Salmos 69:21

6º Fala: "Está consumado" João 19:30a
E, quando Jesus tomou o vinagre disse que está "Tudo consumado" sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse. Do qual o próprio Jesus disse "Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer" João 17:4

7º Fala: "Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito" Lucas 23:46
E então após dizer que estava consumado, ele inclinando a cabeça, entregou o espiríto (João 19:30b) E havendo dito a última fala dele, expirou.

Como vimos o número sete é algo muito simbólico na palavra de Deus desde do Antigo Testamento ao Novo Testamento, e não seria diferente na unificação dos dois povos quando assim feito por Jesus Cristo após expirar, o véu do templo se rasgou em dois.

Estudo por: Marcos Paulo
Fonte: Bíblia

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright ©2012 Luz da Biblia Todos os Direitos reservados | EDIT Designed by Uchiha Marcos | Suported by YesRank